Projeto de Educação Ambiental

O projeto “Contando Histórias” leva ao público infantil questões como o meio ambiente.
“Uma criança defrontada com problemas e situações cotidianas que lhe causam perplexidade é estimulada, no seu aprendizado, a soluções”.
Bruno Bettelheim   (pg78)
A escritora fundamentou seu projeto ao ler o livro A Psicanálise dos Contos De Fadas. “Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma e favorece o desenvolvimento de sua personalidade” Bruno Bettelheim (pg 20).
            No ensino infantil, quando a criança inicia a alfabetização, é através das histórias, dos contos e das poesias que ela se sente motivada a folhear as páginas dos livros. Segundo Betheim, “...uma fantasia que flutua com liberdade, que contém de forma imaginária um grande variedade de saídas também encontradas na realidade, provê o ego de um abundante material de elaboração”
            A experiência da escritora Sueli Patelli, mostra que a criança aprende gostar da leitura através das histórias infantis. Ela primeiro escuta e interage com as histórias, depois a leitura acontece naturalmente, esse é um dos objetivos do projeto.
       
O projeto Contando Histórias traz a escritora Sueli Patelli desenvolvendo temas voltados ao meio ambiente, através da contação de histórias para crianças.
Objetivos: levar conhecimento e entreter as crianças através das histórias infantis, despertando o interesse pela leitura, contribuindo para formação de cidadãos conscientes.
A escritora desenvolve textos direcionados a temas contemporâneos que ajudam na conscientização sobre o meio ambiente. Bem como propõe atividades lúdicas para serem desenvolvidas pelas crianças.
      

Dependemos do meio ambiente
O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. (Romeu Marques)
A criança vive o período em que as sementes são plantadas e enraizadas. Proporcionar meios para o aprendizado infantil gera desenvolvimento intelectual.
Através das histórias, os pequeninos usam o imaginário e passam a ter capacidade de distinguir o real do fictício.
Quantas coisas as crianças aprendem com as histórias. Elas podem aprender brincando. Essa é a melhor maneira de ensinar e aprender.
Quanto mais a criança escuta histórias mais ela aprende. Os conflitos cognitivos são despertados e resolvidos, fazendo a criança assimilar as informações. Dessa maneira, quanto mais a criança for estimulada a resolver as situações do cotidiano, melhor será quando chegar à vida adulta.   



A educação ambiental começa na infância
A criança será multiplicadora da ideia e levará o conceito à família, familiares e amigos.




  Meio Ambiente

      A questão ambiental é inserida no projeto com o fito de conscientizar as crianças sobre os princípios básicos de conservação do meio ambiente. Uma das histórias apresentadas para exemplificar esse tema é O peixinho Jundiá, um peixe esperto que vivia em um rio onde a água era limpa, mas com o advento da poluição e contaminação ao longo dos anos, o peixe tomou a firme decisão de partir de “seu lar” com o propósito de conservar sua espécie. O desfecho leva o público a entender e perceber a importância de não poluir rios e lagos. Assim, uma simples história atinge um objetivo maior, a conscientização de que o meio ambiente é um assunto de todos nós.    







Reciclagem

      Através da história Pet Laranjinha, as crianças são envolvidas no mundo do reaproveitamento de materiais, como o plástico.
      O lúdico transforma-se em algo acessível e promove o desencadeamento de desejos em reaproveitar os materiais, que normalmente seriam descartados na natureza.